À primeira vista pode parecer que estamos a olhar para goteiras de branqueamento ou para o bruxismo mas, na verdade, os alinhadores consistem num sistema de aparelhos ortodônticos invisíveis e removíveis sequenciais, feitos à medida do paciente em cada etapa de andamento do tratamento e que são fornecidos em quantidade variáveis. consoante o caso, para serem usados sequencialmente até chegar ao resultado final.

Apesar da aparência simples, não deixamos de estar perante um tratamento ortodôntico com as devidas implicações e é, por isso, conveniente que seja feita uma avaliação do caso pelo Ortodontista!

Os alinhadores são feitos à medida dos dentes de cada paciente, a partir de uma análise detalhada, cujo processo envolve fotografias clínicas, radiografias e moldes que são realizados na consulta.

É a partir desses moldes, posteriormente digitalizados, que é elaborada uma simulação virtual do plano de tratamento. 

Antes de iniciar este género de tratamento, o paciente poderá visualizar as movimentações que os seus dentes vão fazer ao longo do tratamento através de uma simulação 3D enviada pelo laboratório.

No casos em que as clínicas estão equipadas, é possível obter uma leitura da morfologia da boca do paciente através de um scanner intra-oral. Desta forma consegue-me maior rigor e ligação directa ao sistema de CAD-CAM onde são depois fabricados os aparelhos. 

Cada alinhador é utilizado cerca de duas semanas, durante aproximadamente 22 horas por dia (sendo removido às refeições e no momento de higiene oral), e são trocados pelo próprio paciente, em casa, necessitando de alguns controlos em consultório que já não são realizados mensalmente, como na ortodontia convencional.

Quanto à duração, esta varia de caso para caso e, uma vez que o paciente tem grande controlo do processo, também vai depender dos hábitos de cada um.

É um processo muito simpático para quem é disciplinado e rotineiro, pois o sistema conta com um número bastante reduzido e praticamente invisível de componentes.

Gostamos sempre de ressalvar que a dinâmica biológica individual de cada paciente pode trazer a necessidade de ajustes ao longo do percurso mas, com o apoio do laboratório o desenrolar do tratamento costuma ser muito tranquilo!

Sorrir com confiança enquanto alinha os seus dentes até parece magia!

Espero vê-los em breve na consulta!
Inês Tavares de Almeida