Dia 17 de Abril, Dia Mundial da Saúde. Este ano a OMS - Organização Mundial de Saúde chama a atenção para a depressão, essa implacável doença silenciosa que afeta... mais de 300 milhões de pessoas em todo o Mundo! É a principal causa de incapacidade entre todas as doenças!

Podemos começar por não dar por ela, em nós ou naqueles que estão ao nosso lado, mas a partir de determinada altura a depressão reflete-se numa evidente e progressiva incapacidade, tornando-se inclusivamente motivo de outras doenças, numa espécie de cocktail perigosíssimo capaz de levar a situações clínicas de não retorno. Deixamos de produzir, de descansar, de viver... E em todo este caminho deixamos de sorrir.

Está provado cientificamente, o sorriso é mesmo decisivo nas nossas vidas! Seja porque o sorriso é sintoma da nossa saúde, ou porque é parte da receita para conquistá-la, é fundamental ter essa capacidade de trazer o sorriso para a nossa vida.

Na GSD Dental Clinics, onde mais de 60% dos nossos pacientes são adultos, recebemos naturalmente alguns casos delicados que procuramos acompanhar com toda atenção. Por vezes, as depressões ou a incapacidade em sorrir resultam da uma série de questões em que entram, também, os problemas de saúde oral, como a falta de dentição, problemas estéticos sérios, entre outros. Um sorriso saudável contribui para a nossa autoestima, enquanto que a ausência dele pode ser parte do tal cocktail depressivo.

É com muita satisfação, portanto, que observamos casos em que fazer um tratamento – e devolver um sorriso – é ao mesmo tempo um passo importante para uma nova autoestima, para outra confiança, para outro sorriso. Às vezes a procura do tratamento é ela própria um ato de vontade, de luta contra uma fase menos boa na vida; às vezes a recuperação do sorriso é um extraordinário ato de coragem e de mudança, ao qual assistimos com um enorme orgulho pelos nossos pacientes.

Ver um sorriso é o nosso maior retorno, pelo que cá estamos, sempre prontos para ajudar. Sorriam!

Bom fim-de-semana,  
Gonçalo Dias