Além de toda a evolução no domínio técnico e científico, a Medicina Dentária assistiu nos últimos anos a uma extraordinária evolução na prática clínica, nomeadamente na relação médico-paciente. A percepção de que cada paciente representa um caso distinto colocou do lado dos dentistas a obrigação de desenvolverem protocolos clínicos e de relacionamento específicos, capazes de deixarem os pacientes verdadeiramente confortáveis e disponíveis para os tratamentos – porque o oposto significa muitas vezes a impossibilidade de tratá-los.

É precisamente neste enquadramento que surge a Odontopediatria. A Odontopediatria é a especialidade da Medicina Dentária exclusivamente dedicada à manutenção da saúde oral de bebés, crianças, adolescentes e pacientes com necessidades especiais. A visão de que estes pacientes necessitam de uma abordagem diferente da generalidade dos adultos motivou o desenvolvimento desta especialidade. Com ela, além de novas técnicas e de materiais adequados para tratar ou precaver os problemas mais comuns, surge todo um protocolo comportamental que permite lidar da melhor forma, por exemplo, com os receios, os medos e a ansiedade das crianças.

Dito de uma forma muito simplista, a verdade é que o dentista deixou de ser um bicho-papão. Uma ida ao dentista, que para uma criança era desde logo colocado como algo assustador, torna-se agora uma experiência diferente. Os tratamentos passam a ser possíveis, as crianças começam a ser acompanhadas mais cedo e os índices de saúde oral são melhorados. Mesmo para os casos mais difíceis existem já as técnicas de sedação consciente, totalmente seguras e em que as crianças estão sempre acordadas, e que no limite nos permitem que um caso tenha sempre intervenção possível.

Uma primeira consulta de Odontopediatria pode ser marcada entre os 6 meses e o primeiro ano de vida do bebé, quando surgem os primeiros “dentes de leite”, estabelecendo-se a partir daí programas preventivos que permitam desde logo intercetar hábitos ou pequenos problemas que podem vir a ser mais graves no futuro.

Na GSD Dental Clinics, a consulta de odontopediatria é uma especialidade a cargo da Dra. Margarida Costa. E tal como outras especialidades, além do curso de Medicina Dentária, também esta resulta de uma formação de três anos específica na área, depois complementada e valorizada através da experiência e a da prática clínica. Também aqui fazemos questão de ser referência.

Se tiver alguma dúvida, já sabe, importa consultar a especialista. E fazê-lo tendo a garantia que o seu filho vai ter uma boa experiência.

Obrigado e boa semana!  
Gonçalo Dias