Muitos palavrões se usam em medicina dentária! E quando o nome assusta… acabamos a recusar algo que até é do nosso interesse…

Mas então o que é Odontopediatria? Olhando para a origem da palavra, é uma área da medicina dentária (odontologia) dedicada às crianças (pediatria). Simples, não?

Os tratamentos dentários são cada vez mais adaptados a cada caso e o cuidado na relação com cada paciente é cada vez maior, e as crianças não são excepção. Pelo contrário.

Tratar dos mais pequenos requer conhecimentos muito específicos. Não só pela própria anatomia e estádios de desenvolvimento em que se encontram como do ponto de vista comportamental. Até que aprendamos a desconstruir os nossos medos, qual de nós não gostaria de fazer uma birra quando vimos aproximar a broca dos dentes, mesmo sabendo que não doi nada? O que fazer, então, quando uma criança começa a espernear e se recusa a fazer o tratamento, saíndo a correr gabinete fora num berreiro que deixa todos com os cabelos em pé? Está a ver o filme?

É aí que entra a Dr. Margarida Costa. Senta os seus pequenos pacientes, coloca-lhes uma máscara nos olhos e conta-lhes uma história sobre bicharocos e os heróis que os vão eliminar, transportando o seu pequenote para um outro mundo de fantasia, onde tratar dos dentes é, afinal, uma grande aventura.

E a magia acontece! 


Em casos mais difíceis, a GSD Dental Clinics está equipada para ser poder recorrer à sedação consciente, uma tecnologia segura que permite realizar os tratamentos num estado não totalmente adormecido mas em enorme tranquilidade. As crianças largam a ansiedade, colaboram e passa a ser possível realizar todos os tratamentos necessários facilmente.

O acompanhamento adequado em idades pediátricas é fundamental e a saúde oral da criança vai muitas vezes ditar saúde oral em idade adulta, não deve ser negligenciada. 

Tem uma criança rebelde em casa que não se deixa tratar? Venha comprovar as vantagens da Odontopediatria, marque já uma consulta com a Dr.ª Margarida Costa.

Até breve,

Gonçalo Dias