- Problemas nas gengivas? A Dr.ª Vanessa Vaz Osório explica o que são as doenças periodontais, como prevenir e tratamentos.
As doenças periodontais são uma inflamação por reação às bactérias que se acumulam na boca. Se não forem tratadas pode perder os seus dentes e, assim, ficar com problemas de mastigação, alterações na fala e problemas estéticos.
Para além disso, têm efeitos negativos na saúde geral: a sua presença aumenta o risco de sofrer de diabetes, doenças cardíacas, doenças cerebrovasculares e complicações na gravidez (pré-eclâmpsia, parto prematuro e baixo peso ao nascer).
O que são as Doenças Periodontais?
As doenças periodontais englobam as gengivites e as periodontites.
A gengivite é quando temos uma inflamação superficial da gengiva, inchada, avermelhada, que pode sangrar e que conseguimos facilmente tratar.
Quando a inflamação evolui para periodontite - abaixo das gengivas e ao longo das raízes dos dentes, com perda do osso - cria-se um espaço entre a gengiva e o dente, a bolsa periodontal (inexistentes numa gengiva saudável) que é ideal para as bactérias nocivas se multiplicarem, agravando a doença.
Se não for tratada, os dentes vão ficando com mais mobilidade até serem perdidos.
Quais os sintomas da Periodontite?
Se for fumador a doença pode até ser silenciosa e o sangramento gengival menos percetível, devido ao efeito da nicotina nos vasos sanguíneos. Em muitos destes casos, as pessoas só se apercebem que existe um problema, quando existem já danos irreversíveis.
Causas das Doenças Periodontais
Que fatores podem levar à existência, progressão e agravamento da periodontite?
Diagnóstico de Doenças Periodontais
Para além dos sinais e sintomas apresentados, e consideração pelos fatores de riscos, o clínico efetua uma avaliação periodontal para classificar a doença e adequar o melhor tratamento ao paciente. Envolve:
Após o diagnóstico, existe uma primeira fase para instituir hábitos corretos de higiene oral no paciente e remover a placa bacteriana ou tártaro, através de destartarização (ver vídeo) e/ou alisamentos radiculares (ver vídeo).
Existe ainda a fase de reavaliação do tratamento e de suporte periodontal para controlo regular.